top of page

“ Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que passava por ali vindo do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.” (Lc. 23:26)

 

Esse versículo se refere ao percurso que Jesus fez até chegar ao local da sua crucificação. A palavra diz que um homem simples chamado Simão foi surpreendido com uma missão: carregar por algum tempo a cruz de Jesus. Para você isso pode parecer maravilhoso! Carregar por um instante a cruz do nosso Senhor, aliviar-lhe o peso naquele momento de dor, seria um privilégio! Mas para esse homem isso não foi nada fácil. Naquela época a morte de cruz era reservada para os piores malfeitores, para aqueles que eram considerados os piores para a sociedade. Aquele homem poderia ter sua reputação (por pouca que fosse) totalmente acabada se as pessoas o vissem carregando uma cruz. Isso é comparado nos dias de hoje a você ser flagrado por pessoas que lhe conhecem sendo algemado pela polícia mesmo sem ter culpa alguma (você pode compreender isso?). Aquele homem correu o sério risco de ficar mal falado em toda a cidade.

Jesus fala que aquele que não toma a sua cruz e o segue não é digno dele (Mt.10:38). Levando essa palavra para o significado literal de carregar uma cruz, Jesus estava dizendo que quem diz que o ama mas não se expõe, não se manifesta como tal, não deixa que os outros vejam Jesus através dele, não é digno.

Muitas pessoas falam que não vão para a igreja, que não buscam a Deus porque têm medo do que as outras pessoas vão dizer. Simão quando carregava a cruz de Jesus também deve ter pensado isso. A questão aqui é o que ele fez com esse pensamento, como ele reagiu diante disso. Ele não recuou, e carregou a cruz até onde o ordenaram, o que leva alguns estudiosos a dizerem que esse fato levou à conversão de Simão e de sua família (Wiersbe – Comentário bíblico).

O grande problema é que muitas vezes queremos carregar a nossa cruz só até certo ponto, queremos nos expor como cristãos só até determinado momento. Quando começam a aparecer as críticas, nos momentos onde a cruz está realmente pesada, pensamos logo em largar tudo e desistir.

Outro ponto interessante a se analisar nessa palavra é que esse fato aconteceu não porque Jesus não iria conseguir carregar a cruz, pois Jesus estava tão convicto do seu chamado que não largaria aquela cruz por nada, custe o que custar. O fato de Simão ter sido colocado para carregar por um período a cruz de Jesus aconteceu com o propósito divino de nos mostrar que sempre teremos ao nosso lado alguém pra nos ajudar a carregar a nossa cruz. Sempre terão pessoas ao seu lado para te ajudarem em oração, ou com uma palavra de ânimo quando a sua cruz estiver muito pesada.

Devemos, porém, observar que Simão carregou a cruz para Jesus mas quem teve que morrer nela foi Jesus. Simão apenas foi colocado com o intuito de ajudar Jesus por um momento mas quem estava destinado a morrer naquela cruz era Jesus. Então, por mais que você tenha pessoas ao seu lado para te orientar, para orar por você e te ajudar, vai chegar o momento em que você terá que morrer. Isso mesmo! Quando chegar a hora de renunciar o pecado, as coisas desse mundo, os prazeres, é você quem vai ter que morrer para essas coisas e ninguém mais.

Existem coisas que as pessoas podem fazer por você, mas existem outras que só você poderá realizar. Isso tudo fala de atitudes que VOCÊ vai ter que tomar. Seu líder, seu pastor, seu discipulador podem até “carregar você nas costas” por determinado período, mas existem situações da sua vida em que só você pode decidir o que fazer, pois existe uma decisão pessoal que precisa ser tomada.

Simão carregou a cruz para Jesus, mas foi o nosso mestre que morreu nela. Você pode ter alguém te ajudando, mas se você não optar por fazer algumas coisas, tomar algumas decisões, você nunca conseguirá vencer e se tornar um cristão que verdadeiramente vai romper em Deus. Por isso, não jogue para os outros a responsabilidade pelas coisas que cabem a você fazer. 

 

 

Por: Frank Diniz

Carregando a cruz

© 2023 por Bruno Borges. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Twitter Classic
  • Facebook Classic
bottom of page