
Célula é um lugar de comunhão, crescimento e alegria. Tem que ter um ambiente descontraído, onde os visitantes se sintam acolhidos e aceitos.
Na célula o corpo se encontra de forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, tais como: adoração, intercessão, evangelismo, discipulado, treinamento de líderes, comunhão, assistência social, etc.
1 - Quebra-gelo
Deve ser um momento que nos leve a diminuir a distância entre os membros da célula e os visitantes. Tem que ser algo leve e que conduza as pessoas a interagirem. Não faça uma dinâmica longa, onde as pessoas são entretidas demais e possam perder o foco da célula. O quebra-gelo tem que deixar um "gosto de quero mais". Evite brincadeiras que levem as pessoas a pensarem em fatos negativos de suas vidas (Ex. "pense no momento mais triste que você já teve em sua vida" etc.).
No quebra-gelo não é necessário especificamente que se tenha uma "moral", como muitos pensam, porém, evite brincadeiras sem nexo para que as pessoas não coloquem em cheque a importância do quebra-gelo.
Escolha o quebra gelo de acordo com o público alvo da sua célula. Não faça brincadeiras muito infantis em uma célula onde o público tenha uma idade superior (jovens ou adultos). Também não faça brincadeiras de adultos em células onde o público são crianças.
2 - Oração pelo visitante
Nesse momento você vai conduzir uma oração específica pelos visitantes, onde eles irão se sentir acolhidos e importantes, pois verão que pessoas que ele nem se quer conhecia estarão orando por ele apresentando sua vida a Deus. Nesse momento é importante declarar salvação na vida da pessoa e declarar que ela irá conhecer o Senhor Jesus em sua plenitude.
Esse momento da célula pode ser feito no final da célula, no momento da oração pelas necessidades
Passo a passo de uma célula

3 - Louvor
Esse momento da célula é também muito importante. Procure selecionar músicas fáceis, pois você estará facilitando a vida do visitante, que não sentirá dificuldades para aprender a letra. Outro fator muito importante é ter a letra das músicas que serão cantadas na célula impressas ou anotadas para que o visitante possa acompanhar e não se sentir um "peixe fora d'água".
O louvor não tem que ser necessariamente "ao vivo", com alguém tocando um violão e cantando. Já vi muitas pessoas dizerem que nas suas células não tem louvor porque não tem ninguém que toca um instrumento. Isso compromete a produtividade da célula, pois a palavra de Deus diz que o Senhor habita em meio aos louvores. Tenha em mente que não precisamos de belas canções para adorar a Deus. Já participei de células onde haviam músicos de excelência (pelo menos tecnicamente falando) e sem nenhuma presença de Deus. Também já participei de algumas onde o líder colocou um pequeno som para tocar, algumas até com um celular, e a presença doce do Espírito Santo de Deus se manifestou de forma muito especial. Além disso, o fato de colocarmos apenas o músico da célula para fazer o louvor faz com que outras pessoas não sejam treinadas para fazer isso, e quando forem multiplicadas vão reproduzir esse mesmo pensamentos nas células vindouras.
Não negligencie esse momento tão importante da célula. Faça o louvor utilizando os recursos que você tiver em mãos e deixe o Espírito Santo livre para agir como Ele quiser.
4 - Aplicação da Palavra
Esse é um momento da célula que ainda nos causa muitos problemas. Não sei como é na sua igreja, mas na Igreja Evangélica Nova Aliança a palavra que é compartilhada nas células é a palavra que o nosso pastor deu no culto de domingo. E é justamente aí que mora o perigo. Muitos líderes repetem tudo o que o pastor pregou no culto, reproduzindo fielmente a pregação. A ideia não é essa. O objetivo disso é levar os irmãos a compartilharem o que Deus falou com eles através da palavra do pastor. É literalmente viver a palavra.
Por isso é importante que o líder fique atento a como a palavra está sendo compartilhada em sua célula. Se o líder "fala pelos cotovelos" na hora da palavra e não dá oportunidade para que os irmãos se expressem e coloquem sua opinião a respeito de como viver e praticar aquela palavra, tem alguma coisa errada.
Por isso, aconselho você a apenas ler os versículos que o pastor utilizou como base para a palavra e prossiga com perguntas como: "O que Deus requereu de você a partir dessa palavra?"; "O que você tem feito para que essa palavra se torne uma prática em sua vida durante essa semana?"; "O que ficou marcado em seu coração fortemente nessa palavra?". A medida que os irmão vão respondendo ou colocando seu ponto de vista sobre os questionamentos feitos a palavra vai sendo compartilhada e as necessidades dos membros vão sendo vistas pelo líder. Isso ajuda o líder a detectar pontos da vida dos liderados que precisam ser trabalhados em um próximo discipulado. E assim, os membros da célula vão crescendo e procurando ao máximo praticar a palavra de Deus e não somente ouvi-la.
Para que haja uma eficácia maior na aplicação da palavra na célula, esteja sempre estimulando os membros a não faltarem nos cultos de domingo, para que todos estejam vivendo a palavra que foi liberada e que vai ser compartilhada na célula.
5 - Oração pelas necessidades
Nesse momento da célula você vai perguntar às pessoas presentes quem quer oração em alguma área específica. Você deve fazer uma oração de fé, declarando que tudo aquilo está nas mãos do Senhor dos Senhores e que tudo irá se resolver de acordo com Sua soberana vontade. Esse é um momento propício para alguém que queira contar um breve testemunho de algo que Deus fez em sua vida depois de uma oração que a célula fez por ele. Isso pode edificar muito os irmãos e estimulá-los a compartilhar suas necessidades na célula para também serem alvos de oração.



6 - Lanche (comunhão)
O último momento da célula também tem uma importância ímpar para o crescimento dos irmãos. No lanche os irmãos conversam, têm comunhão, compartilham afinidades e crescem mutuamente, estimulando uns aos outros às boas obras. Lembre-se que o foco do lanche é a comunhão entre os irmãos e não o lanche em si. Digo isso porque já participei de células onde o lanche parecia mais um grande banquete. Isso é muito bom, mas pode tirar o foco das pessoas, que irão dar mais valor à comida do que para aqueles que estão presentes no momento. Outro fator negativo é que no dia em que você pedir para algum dos irmãos trazer o lanche da célula, se esse irmão tiver um pouco menos de condição financeira, ele vai se sentir constrangido pois não vai poder dar um banquete como o que foi proporcionado na célula passada. Portanto, evite exageros no lanche da célula. Prefira lanches simples como um suco com bolachas, e prime pela comunhão dos irmãos nessa momento da célula.
Por: Frank Diniz

