top of page

“Abraão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale. Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.”

(Gn. 13: 12-13).

 

As escolhas que fazemos hoje vão determinar todo o percurso da nossa vida. O texto acima narra as escolhas de dois homens que, devido à direção que decidiram tomar, tiveram destinos bem diferentes.  

O Senhor não quer que tenhamos um futuro infeliz ou de derrotas, porém, o nosso Deus trabalha a partir de princípios invioláveis. Um desses princípios estabelecidos pelo Senhor desde a criação é o do livre arbítrio. No versículo 9 do mesmo capítulo de Gênesis Abraão diz que a terra inteira estava diante de Ló e que ele poderia escolher para onde iria. O Senhor não tinha uma história de pecados e destruição já estabelecida para Ló, o que determinou isso foi a sua escolha.

No texto acima temos alguns pontos importantes para observar:

 

1 – “ Abraão ficou na terra de Canaã...”

A bíblia diz que Abraão ficou na terra de Canaã, ou seja, na terra que Deus o havia colocado. Quantos de nós temos sido massacrados pelo diabo pelo fato de não estarmos onde Deus nos colocou! Abraão resolveu se fixar no lugar onde o Senhor o queria mesmo que seus olhos não vissem o potencial daquela terra. O melhor lugar para nós é o centro da vontade do Senhor.

 

2 – “...mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma...”

Ló mudou seu acampamento para um lugar onde fatalmente ele poderia se contaminar, próximo a Sodoma, que era uma cidade de pessoas extremamente pecadoras. Podemos perceber que Ló não se fixou diretamente em Sodoma, ele foi apenas para próximo dela. Muitos de nós pensamos que o fato de não estarmos cometendo certos pecados nos dá aval para nos aproximarmos deles. O fato de você não estar cometendo adultério (o ato em si) não significa que você poderá olhar para todas as mulheres que passam por você na rua, por exemplo, pois fazendo isso você dará uma grande brecha para o diabo agir na sua vida e os desejos de se relacionar com outra mulher que não é a sua irão surgir. É por isso que Jesus fala que qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la já cometeu adultério com ela em seu coração (Mat. 5:28).

O versículo em estudo diz que Ló apenas se aproximou de Sodoma (apenas se aproximou do pecado), porém, no versículo 12 do capítulo 14 de Gênesis diz que levaram todos os bens de Ló pois ele MORAVA em Sodoma, o que demonstra que Ló já era considerado um Sodomita, já estava totalmente envolvido nas práticas daquele povo. Muitas pessoas têm brincado com Deus, se aproximando do pecado e quando menos esperam já estão tão envolvidas que isso passa a fazer parte da sua vida. Isso tem levado muitas famílias a serem destruídas, ministérios a serem desfeitos e o reino de Deus muitas vezes tem sido motivo de chacota, pois muitos que se dizem cristãos têm vivido ocultamente (ou as vezes até publicamente) em práticas de perversão, imoralidade, mentiras, engano etc.

 

O resultado das escolhas desses homens:

Abraão – Alcançou a promessa do Senhor. Deus lhe deu um filho (Gn. 21:2) por intermédio do qual foi gerada uma grande nação; É provado e aprovado por Deus, que pede seu filho como sacrifício (Gn. 22: 16-17); Ficou marcado na história da igreja do Senhor como o pai da fé.

– Teve seus bens saqueados durante a guerra (Gn. 12: 12); Por causa da intercessão de Abraão Deus destrói Sodoma mas usa de misericórdia para com Ló mesmo ele tendo se recusado a sair da cidade (Gn. 19: 16); Perde sua mulher, que vira uma estátua de sal ao

desobedecer o Senhor olhando para traz com saudades das coisas que fazia em Sodoma (Gn. 19: 26); A descendência de Ló se torna inimiga do povo de Deus na terra (Gn. 19: 37-38).

 

A escolha de Abraão de permanecer no lugar onde o Senhor queria determinou para ele uma história de conquistas, e isso refletiu também na sua descendência. Da mesma forma a escolha de Ló de se aproximar do pecado lhe deu um futuro incerto, aterrorizado, duvidoso, e uma descendência sem a presença de Deus.

O Senhor tem olhado para essa geração buscando pessoas que permaneçam na terra onde ele os colocou. O propósito de Deus não acaba onde os meus olhos não conseguem mais vê-lo, pelo contrário, é nesse momento que o Senhor vem com sua misericórdia e manifesta o seu poder nas nossas vidas.

Escolhas importantes têm sido negligenciadas e muitas pessoas têm escolhido se aproximar do pecado, o que tem lhes proporcionado um futuro de destruição e ruínas. Por isso, escolha hoje fazer a vontade do Senhor. Escolha amá-lo e segui-lo com todo seu coração e determine para você um futuro de paz e crescimento. Que seu nome fique marcado em sua geração não como alguém que desobedeceu e colheu frutos de destruição, mas como alguém que cumpriu a vontade de Deus e comeu o melhor dessa terra.

 

Por: Frank Diniz

 

O poder das nossas escolhas

© 2023 por Bruno Borges. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Twitter Classic
  • Facebook Classic
bottom of page