
Biologicamente falando, uma célula é a menor partícula de um ser vivo que carrega seu DNA. Para o corpo de Cristo uma célula é uma pequena porção da igreja, mas que já carrega seu DNA, sua essência. Muitas pessoas desprezam a importância desse pequeno grupo e negligenciam essa visão que o Senhor tem dado a várias denominações espalhadas por todo o mundo nos últimos anos.
Trazendo para a nossa realidade como igreja local, sempre costumo dizer em minhas ministrações que a Igreja Evangélica Nova Aliança não é uma igreja COM células, mas é uma igreja EM células. Tudo o que funciona na igreja passa pelas células. Pessoas que querem ingressar em alguma área ministerial da igreja só conseguem isso se estiverem inseridas (ativamente) em uma célula. Desde os grupos do ministério de louvor, ministérios de dança, teatro, ensino e demais atividades a serem exercidas na igreja são compostos exclusivamente por pessoas que estão em uma célula. Essa é uma visão que Deus deu ao nosso pastor para que tivéssemos a garantia de que todas as pessoas que estão exercendo alguma atividade ministerial dentro da igreja estivessem sendo acompanhadas, discipuladas e cuidadas por alguém.
Não participo nem tenho desejo de participar de nenhum ministério da igreja. Mesmo assim preciso estar em uma célula?
O texto de Atos 2: 42-44 responde bem a esse questionamento:
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam se mantinham unidos e tinham tudo em comum.”
Esse texto fala sobre o momento vivido pela igreja de Atos. Esse momento era marcado e alicerçado pela comunhão profunda entre os irmãos, o que hoje podemos experimentar dentro das células. Fica difícil uma igreja com mais de dois mil membros estar constantemente em comunhão. Desta forma, as células são realizadas em um ambiente informal, onde todos se conhecem e têm a possibilidade de desenvolver comunhão.
Outro fator interessante desse texto é que os irmãos da igreja de Atos se dedicavam ao ensino dos apóstolos. Não sei na sua igreja, mas na Igreja Evangélica Nova Aliança a palavra do culto de domingo é compartilhada nas células durante a semana. Temos essa prática porque entendemos que a palavra liberada pelo nosso pastor no culto de domingo é uma direção dada pelo Senhor para nossas vidas durante a semana. Então, nas nossas células nós conversamos, compartilhamos, fazemos um “bate bola” sobre a palavra do domingo. É nesse momento onde cada membro da célula tem a oportunidade de expor o que Deus fez na sua vida durante a semana em decorrência do entendimento da palavra. Isso tem nos conduzido à concretização da palavra que está em Tg. 1:22 – “Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-se a si mesmos”.
Outro ponto que podemos analisar nesse texto é onde diz que eles se mantinha unidos e tinha tudo em comum. Queridos, eu só posso ser um com uma pessoa que eu conheço. Nas células é o lugar onde podemos conhecer pessoas. Vejo muitas pessoas reclamarem ou alegarem que deixaram de ir à igreja porque não conheciam ninguém e se sentiam como um peixe fora d´água, mas conversando a fundo com essas pessoas vemos que elas freqüentaram a igreja durante algum tempo mas nunca procuraram se enquadrar em uma célula. Em uma igreja com milhares de pessoas, a célula é um ótimo lugar para você se encaixar, fazer amizades, trocar experiências etc.
Também é na célula onde você vai encontrar alguém para ser seu líder. Esse líder vai ser um facilitador do agir de Deus em sua vida, ele vai lhe discipular, lhe servir, lhe ensinar e lhe conduzir ao centro da vontade de Deus. O problema é que vivemos em um mundo individualista onde as pessoas só se importam consigo mesmas e não querem que ninguém se importe com suas vidas. E é com essa mentalidade mundana que as pessoas têm chegado em nossas igrejas e muitas vezes não querem abrir mão desse pensamento errado.
Lembro-me da época da minha conversão. Meu discipulador grudou em mim e me ensinou, puxou minha orelha, me auxiliou em meus dilemas, de forma que se estou aqui hoje foi por causa de uma pessoa que se importou e se preocupou comigo. Se eu não tivesse participado ativamente de uma célula no início da minha conversão provavelmente eu não estaria aqui escrevendo aos irmãos.
Em suma, as células têm sido um instrumento de Deus para alcançar e consolidar pessoas. Esse instrumento de Deus está ao seu alcance e se você está em uma igreja que funciona na visão celular ele precisa fazer parte da sua vida. Pare de atrasar o que Deus tem para você, não perca mais tempo! Enquadre-se em uma célula. Tenho certeza que suas cargas irão diminuir porque serão compartilhadas, e as dificuldades irão ser sanadas porque haverá alguém orando diretamente por você e te ajudando.
Por: Frank Diniz